educacaoinfantil-1536x1152.jpg

A Educação Infantil é a entrada do estudante no Colégio Zaccaria.

Ela envolve as turmas do Berçário 2, Maternal 1, Maternal 2, Pré-escola 1 e Pré-escola 2.

O foco do trabalho nesse segmento é criar um conjunto de experiências que permitam à criança aprender através de suas vivências.

Buscamos o desenvolvimento de importantes habilidades com nossas crianças. Dentre elas, temos a expressão verbal e as noções matemáticas, bem como os passos graduais na leitura e escrita seguindo o método natural, preconizado pela pedagoga Gilda Rizzo

Assim, nos primeiros anos, nossa metodologia garante o desenvolvimento das crianças e de suas competências, capacitando-as para a interpretação, resolução e generalização de diferentes problemas e situações, que servirão como instrumentos indispensáveis para dialogarem com o mundo.

Saber algo não é apenas obter uma determinada informação, mas ser capaz de interpretá-la e relacioná-la a outros conhecimentos, como também de situá-la no mundo em que se vive. Esses conhecimentos permitem a construção de outros, através de ações conjuntas que envolvem o planejamento, a coordenação de ideias, e a elaboração de interpretações e de generalizações, de tal forma que promovam a socialização do saber.

A equipe pedagógica auxilia amorosamente a criança, para que ela desenvolva todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe a contínua aprendizagem com êxito.

As atividades religiosas são integradas ao currículo respeitando o processo natural de crescimento do ser humano, possibilitando ao aluno descobrir, criar, construir, repartir e amar.

O Currículo da Educação Infantil

O Currículo da Educação Infantil se desenvolve através de atividades significativas, que são realizadas pelas próprias crianças e são resultado de sua ação e interação no ambiente escolar como forma de efetuar aprendizagens.  Essas atividades compõem um currículo comum de experiências cognitivas, afetivas, sociais e de referências culturais e religiosas, levando em conta, ao mesmo tempo, a singularidade de alunos e professores.

As atividades propostas envolvem, simultaneamente, objetivos de várias áreas de conhecimento, promovendo a integração dos componentes curriculares e seus conteúdos.

Para saber um pouco mais sobre a Educação Infantil no Colégio Zaccaria, assista ao vídeo abaixo.

Para a Educação Infantil a carga horária semanal é de 25 horas e a carga horária anual é de 1000 horas,  em um total de 40 semanas de efetivo trabalho pedagógico.